Panamá

(Average 0 of 0 Ratings)
  • place-img
place-img
O Panamá está localizado na América Central, possui 3,9 milhões de habitantes e está dividida em 9 províncias e 3 reservas indígenas com autonomia, sendo a sua capital a Cidade do Panamá.  É uma república presidencialista que possuí como língua oficial o espanhol e sua moeda é a bolboa. O país tem como características o [...]

No Hotels Found.

Choose hotels from back-end to show in this section.

No Destinations Found.

Choose destinations from back-end to show in this section.

O Panamá está localizado na América Central, possui 3,9 milhões de habitantes e está dividida em 9 províncias e 3 reservas indígenas com autonomia, sendo a sua capital a Cidade do Panamá.  É uma república presidencialista que possuí como língua oficial o espanhol e sua moeda é a bolboa.

O país tem como características o clima tropical e a água quente, ideal para os surfistas, além de ondas o ano todo que quebram nos dois oceanos. A melhor época para surfar as ondas do lado pacífico são de abril a outubro onde há maior incidência dos swells de sul e o Atlântico é durante o nosso verão (inverno deles) na estação seca entre novembro a março, onde o vento está terral e há maior incidência dos swells do quadrante norte.

As temporadas de surf:

Oceano Atlantico Temporada de novembro a março favorecendo as ondas caribenhas
Oceano Pacifico Temporada de abril a Outubro favorecendo os picos como Playa Venao, Santa Catalina e Morro Negrito.

 

O que fazer:  

A capital do país, a Cidade do Panamá possui uma ótima infraestrutura, principalmente de hospedagem e transporte público, facilitando o acesso de turistas. A cidade também conta com um centro histórico localizado nas ruas de Casco Viejo e um Mercado de Mariscos que vale a visita para comer o famoso ceviche e ficar curtindo o centrinho, além de ser conhecida pelos preços baixos e muitos shoppings que compõe a região, perfeito para aquele passeio com a família seja para curtir ou fazer compras.

Para os curiosos e que gostam da parte histórica o Canal do Panamá é parada obrigatória, lá é possível admirar o que até hoje é considerado uma das maiores obras de engenharia.

Santa Catalina é reconhecida mundialmente como um dos melhores lugares para surfar, se trata de uma cidade encantadora e perfeita para quem quer curtir dias tranquilos. Possui pouca infraestrutura já que preserva a mata ao redor e conta com opções simples de hospedagem e pouca infraestrutura de supermercados. Mesmo assim, possui bares e restaurantes mais do que capazes de entreter os surfistas que foram a cidade em busca das suas famosas ondas.

O passeio mais realizado em Santa Catalina é para o Parque Nacional de Coiba, lá é possível fazer mergulho e conhecer a vida marinha que além de bela, é abundante na região.

Pedasi, assim como Santa Catalina não possui muita infraestrutura, é um pequeno vilarejo, com alguns mercados e restaurantes. Lá é possível além de surfar, realizar mergulho, fazer observação das baleias, pescar ou curtir a vista comendo em um restaurante.

Bocas Del Toro é formada por um conjunto de seis ilhas a noroeste do Panamá na divisa com a Costa Rica e é habitada desde 1826. Sua principal atração é a Ilha de Cólon, recanto dos surfistas, com passeios de canoa motorizada e barco que permitem conhecer os vários encantos deste arquipélago.

O centrinho da ilha de Cólon é um bom passeio, já que apresenta um centrinho de lojas, restaurantes e um pequeno píer na orla. Na rua principal existem bares que ficam voltados ao píer e sorveterias.

O arquipélago também conta com passeios para as outras ilhas como Bastimento e Red Frog, este caminho passa pela Baía dos Golfinhos e chega a uma propriedade que foi transformada em parque, lá é possível ver a mata nativa e uma série de animais, como o sapinho vermelho. O passeio pode ser feito de taxi e buggys garantindo a diversão da criançada.

As águas do arquipélago são transparentes e propiciam passeios de mergulho para ver peixes e estrelas do mar, muito procuradas na Praia das Estrelas. Para aqueles mais tranquilos, há bangalôs perfeitos para curtir juntinho em casal ou dar aquela relaxada.

Praias e ondas em Santa Catalina:

– Santa Catalina (La punta): Direitas perfeitas que quebram sobre um fundo de pedra, frequentada por muitos surfistas profissionais. Onda forte, cheia e longa e como é a mais popular do Panamá seu crowd é intenso.

Melhor condição: swell de sul e sudoeste.
Nível: Intermediário.

 

– Punta Roca: Point Break de esquerdas rápidas e curtas. O acesso pode ser de barco de Santa Catalina ou pelas pedras.

Melhor condição: swell de sul e sudoeste.
Nível: Intermediário.

 

– Cebaco: Point Break de esquerdas rápidas e tubulares. O acesso é feito de barco de Santa Catalina.

Melhor condição: swell de sudeste e sudoeste.
Nível: Intermediário.

 

– Mariatos: Point Break de esquerdas e direitas tubulares. O acesso é feito de barco de Santa Catalina.

Melhor condição: swell de sul e sudoeste.
Nível: Intermediário.

 

Praia e Ondas em Pedasi:

– Venao: Point Break de direitas e esquerdas longas e com sessões tubulares e manobráveis.

Melhor condição: swell de sul e sudoeste.
Nível: Todos os níveis.

 

 – 411: Point Break de direitas fortes. Se localiza a 1 hora de carro da Playa Venao.

Melhor condição: swell de sul e oeste.
Nível: Intermediário.

 

– Curto Circuito: Point Break de direitas em boca do rio. Acesso somente de carro 4×4.

Melhor condição: swell de sul e oeste.
Nível: Intermediário.

 

Praia e Ondas em Bocas del Toro:

– Punch: Reef Break de esquerdas e direitas, com sessões tubulares e manobráveis. O acesso se dá de carro a partir do centro da Ilha de Colón.

Melhor condição: swell de norte e noroeste.
Nível: Todos os níveis.

  

– Bluff: Esquerdas e direitas em fundo de areia. Onda pesada, difícil e tubular.

Melhor condição: swell de norte e noroeste.
Nível: Avançado.

 

– Dumpers: Localizada ao lado de Punch. Esquerdas fortes e rasas em fundo de coral.

Melhor condição: swell de norte e noroeste.
Nível: Avançado.

 

– Carennero: Esquerdas fortes, tubulares e longas em fundo de coral. O acesso é feito de barco da Ilha de Colón.

Melhor condição: swell de norte e noroeste.
Nível: Intermediário.

 

– Silverbacks: Reef Break de direitas fortes, tubulares e rápidas. Exige experiência já que funciona somente com swell grande.

Melhor condição: swell de norte e noroeste.
Nível: Avançado.

No Travellers Word

Leave a Review

Write a Review about Panamá

Our Recommendations