Ilhas Mentawai / Indonesia

  • place-img
  • place-img
  • place-img
place-imgplace-imgplace-img

Um arquipélago quase intocado onde se encontram muitas das ondas mais perfeitas do mundo, águas cristalinas onde o principal é você pegar aquele tubo e contemplar as rica e exuberante natureza.
As Ilhas Mentawai são divididas em 2 regiões distintas, Sul e Norte onde cada região possuem dezenas de ondas perfeitas onde as principais estão mencionadas neste pequeno resumo. Afinal falar de um dos maiores paraísos de surf do mundo seria impossível mencionar todos os secret spots, não teria graça. Nos da Surftrip Tour deixaremos você surfista nos melhores Resorts e Barcos para que você tenha a melhor experiência de sua vida com a melhor estrutura e surfguides treinados e gentis para que toda a sua expectativa seja alcançada.

As ilhas:

As Ilhas Mentawais são um grupo de 70 ilhas localizadas a 150km da costa. Essas ilhas são famosas entre os surfistas, pois algumas delas abrigam  algumas das ondas perfeitas mais perfeitas do mundo, contudo não há muita infraestrutura a não ser alguns hotéis e resorts  e barcos que transitam entre as ilhas buscando as melhores condições para surfar somente você e seus amigos,  além disso não há absolutamente nada a ser fazer a não ser contemplar e agradecer a natureza tão rica e intocada e o principal, surfar as ondas mais incríveis da sua vida.

O que fazer:

Em alguns lugares é possível mergulhar e  fazer snorkeling, nestes passeios o turista tem a possibilidade de admirar muitos peixes grandes e corais coloridos.

Stand up paddle, canoagem e pesca são atividades que a maioria dos hotéis oferecem e cai muito bem para ser relaxar entre uma onda e outra.

Praia e Ondas:

South Mentawai

– Bat Caves: Uma boa opção para quem procura uma onda longa e divertida pra direta esta é uma excelente opção. Localizada em uma pequena ilha deserta é também é um ótimo local para nadar, mergulhar e explorar.Bat Caves  recebe ondulações  de quase todos os quadrantes, especialmente se tiver uma direção oeste. Ocasionalmente rola alguns tubinhos e oferece longas paredes para treinar manobras.

A viagem de barco para Bat Caves é igualmente atraente para os não surfistas apreciarem a paisagem espetacular, mergulhar com snorkel, pescar (os peixes são abundantes nessa região) ou fazer um piquenique e relaxar na bela praia.

Nível: Iniciante / Intermediário

– The Hole: Esquerda difícil sobre recife. Surf spot localizado no lado oeste da ilha de Saumang e na ponta sul de Pagai Selatan.

Nível: Intermediário.

– Thunders:   Uma das mais consistentes do lado sul das Mentawai e é surfável em todas as marés. As marés mais altas geralmente oferecem seções de tubo incríveis  sobre uma bancada bem rasa nos coloridos recifes. Geralmente Thunders é uma excelente opção em swells menores com períodos porem é uma onda com maior numero de surfistas em razão de ser um dos picos mais constantes da região.

Esquerda bem sólida e em ondulações maiores é melhor surfar com pranchas maiores em razão da onda ser mais intensa e com volume maior de água para dar mais estabilidade ao drop.

Nível: Intermediário / Avançado

– RednuhtRednuht é uma direita  sólida que quebra em condições bem estabelecidas por swell e condições certas. A onda não é longa em comparação as demais na região mas quando a maquina esta ligada a diversão e adrenalina estão garantidas. Se estiver na região sul das Mentawaii pode pedir aos guias de surf para conhecer que vale a queda.

– Macaronis: Onda mais conhecida nas Ilhas Mentawai. Esquerda que funciona em todas as marés, conhecida pelas suas paredes grossas e limpas sustentadas pela laje do recife. A onda tem tubos perfeitos, mas também tem seções perfeitas para algumas manobras e aéreos, o que facilita por ter águas mais profundas no outside. Do outro lado da baía há uma direita que às vezes pode ser uma boa alternativa e que tem menos gente do que em Macaronis.

Nível: Intermediario / Avançado

Greenbush: Uma das ondas mais incríveis para surfar na região sul das ilhas  Mentawai. Macas  “Maraconis “apelidada por ser uma das ondas mais hotdog do mundo por ser constante, com suas sessões bem definidas e divertida de surfar, enquanto o Greenbush ficou conhecido como uma dass mais fascinantes e difíceis. O tubo é muito aberto e com a direção certa do  swell, todas as três seções se conectam fazendo a cabeça dos felizardos que nela estiverem.

Nível: Avançado

 North Mentawai ( Playgrounds )

– Nipussi: Pico de surf escondido em uma encosta protegida e perto da praia. Prepare-se para um drop íngreme com algumas seções sobre o recife.

Nível: Intermediário.

-Beng Beng: Uma esquerda muito divertida e consistente. Com qualquer  swell no sudoeste, um dos mais constantes da na região, funciona muito bem de 3 a 6 pés e é perfeito para todos os níveis de surf. Parada obrigatória  apenas pela beleza da natureza ao seu redor.

Nivel: Iniciante / Avançado

E Bay: Umas  das melhores canhotas das Mentawais. Esta onda é uma parede perfeita, poderosa  e tubular que pode ser bem longa quando o swell encaixa na bancada. Abaixo dos 6  pés. A Onda oferece até 2 sessões de tubo alem da possibilidade de manobra. A partir dos 6 pés esta onda fica simplesmente perfeita e  poderosa enroscando as sessões de tubo incríveis. Boa em todas as marés  mas com a melhor condição na maré baixa. Os ventos não afetam muito essa onda devido à sua localização única, mas é melhor quando os ventos do quadrante  nordeste.

Nivel : Intermediario / Avançado

-Pitstops: Uma das direitas mais divertidas e fotogênicas da região de Playgrounds ( North Mentawai) por sua localização e disposição da ilha em relação a onda, mais a direita das esquerdas de Beng Beng e E-Bay. A praia é um cenário tropical. Funciona bem de 3 a 5 pés  em todas as marés e é ótima para os regular footers que procuram ondas fáceis e de qualidade. Por ser uma onda mais tranquila o crowd também é maior.

Nível: Intermediario

-Hideways:  É uma das melhores e mais consistentes esquerdas das Mentawais.  Se já viu alguma onda filmada por cima em algum filme ou programa de surf falando sobre o arquipélago  com o fundo de coral totalmente colorido e incrível com certeza esta onda era Hideways. De frente ao Resort mais antigo da região se recomenda  surfar na maré cheia em razão da forte correnteza nas outras marés. Entre 6 a 8 pés  de ondulação a onda é inacreditavelmente perfeita.  3 sessões lindas e poderosas de tubo Uma decolagem fácil e fácil coloca você diretamente em uma seção de barril muito poderosa.

-BankValts: Direita perfeita com  duas seções diferentes. A maior direita da região pode quebrar com até 15 pés  com grande volume de agua se exige pranchas maiores. Quebras em todas as marés, mas melhor com a maré cheia. Onda pra nenhum BigRider colocar defeito.

Nível: Avançado

– RIFLES: Sem dúvida uma das direitas mais longas e mais perfeitas do mundo. Quando o swell vem do quadrante  sul com bom tamanho  e o vento norte, é definitivamente uma onda em que você deve surfar pelo menos uma vez na vida. conectando todas as sessões você facilmente surfará por mais de 400 metros de pura perfeição que podem oferecer mais de quatro seções de tubo. Funciona melhor na maré cheia e o tamanho onde se pode encontrar as melhores condições são de 5 a 8 pés. Se estiver no paraíso e conseguir encontrar as condições certas com certeza terá um dos melhores dias de surf da sua vida com crowd ou não. A onda é tão longa e perfeita que com certeza você realizará seu sonho.

Nivel: Avançado.

-Kandui ( No Kandui ): Vindo da referencia em inglês ( No Can do it ) é uma das esquerdas mais desafiadoras  do mundo quando está funcionado. Quebra melhor na maré cheia, de 4 a 6 pés você tera a chance de pegar um dos tubos mais incríveis do globo. Correndo por  mais de 300 metros com sessões e sessões de tubo constantes e inacreditáveis. Melhor no swell do sudoeste e ventos fracos do quadrante  leste-sudeste sem dúvida é preciso estar com o surf afiado pois esta onda desafia os melhores surfistas de todo o mundo.

Nivel: Avançado